logo.jpg

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA NA SUA RESIDÊNCIA 

 

Captação, filtragem e armazenamento de água. Guarde esses três nomes, eles são a base de um sistema de reaproveitamento de água que você pode instalar na sua casa e contribuir enormemente com o sistema hídrico já tão desgastado em algumas regiões do Brasil.

 

Tudo começa pelo telhado, que irá direcionar a água para as calhas que, por sua vez, irá direcioná-la para um tanque ou reservatório – que poderá ser subterrâneo ou não.

 

Neste tanque deverá ter um filtro para as impurezas, folhas e outros resíduos. Além disso, é importante que tenha um ladrão, para aqueles dias em que a chuva é muito forte.

 

É importante ressaltar que a água de reuso não é recomendada para ser bebida, nem utilizada no preparo de comida nem para tomar banho. Por outro lado, existem inúmeras aplicabilidades como lavagem de carro, garagem e calçada; descarga de banheiros e lavagem de roupas.

 

Pensar num sistema de reuso da água é pensar coletivamente, pois diminui risco de enchente e o volume de esgoto nas redes públicas, mas também, é um sistema que traz benefícios próprios, pois diminui consideravelmente a conta de água e o investimento aplicado no projeto pode ter retorno em dois a seis anos.