logo.jpg

Impermeabilização de áreas molhadas e escoamento de água

 

Áreas molhadas são aquelas que recebem água direta ou indiretamente, como banheiros, cozinhas, varandas e etc. Tais cômodos devem ser impermeabilizados para que se evite infiltração, que acaba comprometendo os revestimentos e até mesmo apartamentos vizinhos de andares inferiores. Sim...andares, no plural. Dependendo o tipo de vazamento e o tempo decorrido, a água pode percorrer vários pavimentos e causar muitos danos.

O problema maior é identificar a origem que, muitas vezes nem aparece na fonte.

Outro detalhe importantíssimo nessas áreas é a preocupação com o escoamento da água. É sempre aconselhável que haja ralos ou grelhas no ambiente mas quando não houver essa possibilidade, deve-se sempre considerar um caimento para alguma área, externa ou não, em que seja possível o escoamento. Toda área molhada que recebe água diretamente, obrigatoriamente deve conter algum sistema de escoamento, cos os caimentos no piso devidamente executados para se evitar poças.

Ao contrário do que muitos imaginam, o que garante a perfeita impermeabilização de uma área não é o revestimento, mas sim a camada de impermeabilização aplicada logo acima da laje, que pode ser feita com mantas asfálticas ou impermeabilizantes acrílicos, sendo esses mais fáceis de aplicar que as mantas. Após a aplicação dos materiais impermeabilizantes é então feito contrapiso e revestimento.

Caso o cômodo não tenha escoamento de água, a dica é limpar com pano úmido e o produto de preferência, deixando de lado aquele banho de balde ou mangueira no chão do ambiente. ;)