logo.jpg

QUARTO MONTESSORIANO

 

 

Ter um quarto para crianças e não para adultos, essa é ideia do método montessoriano, desenvolvido pela pedagoga e médica italiana Maria Montessori no início do século XX.

 

No quarto, os elementos devem estar à altura das crianças, estimulando assim o desenvolvimento e a autonomia para que, além de se sentir segura, a criança explore o espaço sem medo.

 

Dicas para montar um quarto montessoriano:

 

Cama: ao invés de utilizar uma cama como móvel, use somente o colchão no chão, assim a criança pode levantar e deitar quando quiser.

 

Brinquedos: faça duas coisas seguindo a dica de especialistas: deixe-os à mostra, com contato fácil e às mãos dos pequenos e para gerar curiosidade, troque os brinquedos a cada 15 dias.

 

Espelho: coloque um espelho no quarto, preso a uma estrutura de MDF para evitar acidentes. A criança desta forma irá se reconhecer e prestar atenção a detalhes da sua própria fisionomia.

 

Armário: escolha um armário baixo e nele coloque poucas peças de roupa, mas que sejam suficientes para as crianças escolherem o que irão vestir.

 

Barra: fixe uma barra na parede com a ideia de que a criança sinta vontade de ficar de pé e, assim, aprender a andar.

 

Importante: prefira fitas adesivas a pregos; escolha móveis sem quinas; proteja as tomadas e utilize quadros com acrílico, sem vidros.

 

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

montessoriano.jpg