logo.jpg

COZINHA INDUSTRIAL

 

Talvez pela onda da gourmetização, ter uma cozinha no estilo industrial se tornou objeto de desejo de muitos. Gente que opta por um estilo moderno, descontraído e ao mesmo tempo procura funcionalidade, pois, como o próprio nome diz, o estilo industrial traz toda a praticidade de uma cozinha de restaurante, ou de empresas que preparam refeições em quantidades enormes.

 

Essa praticidade tem características fundamentais no momento de cozinhar: panelas penduradas em ganchos no teto e paredes, facas à mão e toda a louça disposta em prateleiras. Esqueçam as portas, elas não são práticas no momento do preparo do alimento.

 

Claro que muitos de nós não pensamos em ter uma cozinha dessas, só porque queremos ou achamos que somos um chef de cozinha, tampouco porque vamos cozinhar para um batalhão de pessoas. A grande sacada da cozinha industrial para os simples mortais é, de fato, a beleza que ela traz no ambiente agradável, moderno e cada vez mais ao alcance dos arquitetos e decoradores.

 

O mercado tem diversas opções para quem quer repaginar o espaço mais democrático da casa. Você pode optar por uma simples reforma, mudando alguns itens da casa ou, caso possa dispor de tempo e alguns orçamentos a mais, mudar tudo, desde a tubulação de uma coifa até o piso.

 

 

 

Reforma simples:

 

Se você quer só dar uma ‘decorada’ industrial na sua cozinha, alguns itens de fácil instalação, sem quebradeira, já valem a repaginada. Coloque barra de imã em espaços que você costuma usar para cortar os alimentos. Compre um belo jogo de facas para não fazer feio para as visitas que irão jantar!

 

Outra dica bacana é a barra de ferro de suporte para ganchos de açougue, que acabam se transformando em suporte para panelas, colheres, luvas, raladores, etc.

 

Lembre-se: na cozinha industrial, quanto mais objetos à mostra, melhor.

 

Reforma mais elaborada:

 

Neste caso, caro leitor, vale toda a criatividade (sua ou do arquiteto). Desde o piso, que você pode optar por uma cerâmica de cozinha industrial, que garante menor absorção de água e maior resistência à impactos, até as famosas coifas que trarão o ‘tchan’ essencial para que a cozinha fique caracterizada.

 

Como o material mais usado (e obrigatório) é o inox, vale lançar mão dele. Revista a parede de trás do fogão e garanta, além de higienização mega fácil, uma gama de admiradores pela sua nova cozinha. Não esqueça que a coifa fará conjunto com esse item.

 

Caso haja espaço para ter uma ilha no centro da cozinha, opte por um material rústico, de madeira de demolição, para contrastar com o inox, que também deverá estar presente nos eletrodomésticos do ambiente: geladeira, micro-ondas, fogão, etc.

 

Finalizando as dicas: a cuba da pia é um item super importante. Ele dá a cara funcional para a cozinha industrial. Hoje, no mercado, você encontra opções lindíssimas, de inox, fundas, que lembram tanques industriais. Escolha uma torneira gourmet, dessas que a mangueira dobra, para finalizar a decoração.

 

Chame a galera para o jantar de inauguração da cozinha e bom apetite ;).

 

cozinha ind.jpg

Imagem: Pinterest