logo.jpg

Banheiro – sinta-se à vontade!

 

Bem, apesar de ser o cômodo da casa onde se passa menos tempo, quando se trata de uma reforma, ou mesmo em uma obra nova, devemos dedicar um bom tempo ali.

 

A obra que vamos falar, especificamente, foi uma reforma em um amplo apartamento nos Jardins, em São Paulo, num belo edifício neoclássico da década de 1960, da construtora Lindemberg. Esse apartamento fora reformado há algum tempo, segundo os novos proprietários, então, supostamente, não seria necessário dispender muito trabalho com as instalações elétricas e hidráulicas.

 

De fato, muitos cabos elétricos eram novos e os banheiros tinham peças e acessórios contemporâneos, mas uma coisa chamava muito a atenção em um dos banheiros, o que nos fez considerar restauração completa nesses ambientes: infiltração e revestimento mal acabado.

 

Logo no início das demolições, vimos que a reforma anterior considerou apenas o produto final - o que o cliente vê. A questão é que o cliente precisa ter conforto e segurança com o que ele não vê, por isso somos criteriosos nos detalhes, principalmente quando se trata de instalações hidráulicas e elétricas, pois ninguém quer ter problemas com infiltrações causadas por vizinhos e, muito menos, ser o causador do problema.

 

Removidos forros, revestimentos de parede, pisos, contrapisos e enchimentos de caixão perdido, começaram a surgir os problemas de infiltrações do apartamento superior e das prumadas, que foram resolvidos ao longo da obra, mas não seriam identificados se os serviços fossem superficiais.

 

Toda a tubulação foi substituída nos padrões da prática da boa engenharia. Os caixões perdidos foram impermeabilizados com emulsão acrílica termoplástica, preenchidos com EPS (isopor) e sobre o novo contrapiso, nova impermeabilização, inclusive nas paredes dos boxes.

 

É claro que antes testamos toda a tubulação e conferimos níveis e pontos de equipamentos, pois a próxima etapa foi a de acabamentos, mas essa história fica para depois. O importante é que o resultado final cumpriu com as expectativas: estética para visualizar e segurança para utilizar.

 

Confira o resultado final: